domingo, 26 de outubro de 2008

Laqueadura

Fazem parte do aparelho reprodutor feminino o útero, órgão muscular em formato de pêra, as tubas uterinas, ou trompas, os ovários e a vagina. Desde o nascimento, a menina traz nos ovários todos os folículos que irão amadurecer ao longo da vida fértil e eliminar os óvulos que existem em seu interior. A partir da puberdade, em geral, uma vez por mês, até chegar a menopausa, um desses óvulos é liberado e desce por uma das trompas. Nesse caminho, pode ser fecundado por um espermatozóide que foi depositado na vagina, conseguiu atravessar o orifício do colo uterino, percorreu o útero e chegou às trompas. Nesse caso, o ovo (nome que se dá ao óvulo fecundado) é empurrado para baixo pelo movimento dos tecidos que revestem as trompas e vai aninhar-se no útero.
Laqueadura é um processo de esterilização definitiva, que consiste no fechamento das tubas uterinas para impedir a descida do óvulo e a subida do espermatozóide. É uma cirurgia simples, na qual as trompas são cortadas e suas extremidades amarradas de tal forma que a passagem dos espermatozóides fica bloqueada na sua porção mais distal e a do óvulo bloqueada na porção mais proximal. Embora simples, ela implica a abertura da cavidade abdominal para ter acesso às trompas, diretamente ou por laparoscopia. Quase 100% das mulheres que fazem laqueadura não engravidam mais. Raríssimos são os casos em que ocorre a recanalização das trompas, com subseqüente gravidez.
A realização da laqueadura é um tema cercado de muita controvérsia, porque abrange aspectos sociais, religiosos, políticos e econômicos

Nenhum comentário: