sábado, 25 de outubro de 2008

Pênis



  1. 1- Testículos
  2. 2- Epiderme
  3. 3- Corpo Cavernoso
  4. 4- Prepúcio
  5. 5- Frênulo
  6. 6- Abertura da Uretra
  7. 7- Glande
  8. 8- Corpo Esponjoso
  9. 9- Pênis
  10. 10- Escroto


1- São as gônadas masculinas. Cada testículo é composto por um emaranhado de tubos, os ductos seminíferos Esses ductos são formados pelas células de Sértoli (ou de sustento) e pelo epitélio germinativo, onde ocorrerá a formação dos espermatozóides. Em meio aos ductos seminíferos, as células intersticiais ou de Leydig (nomenclatura antiga) produzem os hormônios sexuais masculinos, sobretudo a testosterona, responsáveis pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e dos caracteres sexuais secundários:

-Estimulam os folículos pilosos para que façam crescer a barba masculina e o pêlo pubiano.
- Estimulam o crescimento das glândulas sebáceas e a elaboração do sebo.
- Produzem o aumento de massa muscular nas crianças durante a puberdade, pelo aumento do tamanho das fibras musculares.
- Ampliam a laringe e tornam mais grave a voz.
- Fazem com que o desenvolvimento da massa óssea seja maior, protegendo contra a osteoporose.

2- É a camada exterior, ou seja, a pele.

3- Os corpos cavernosos são um par de estruturas de tecido erétil parecidas com esponjas, que contêm a maior parte do sangue do pênis humano durante a ereção. Existem estruturas e funções correspondentes no clitóris das mulheres.

4- Nos mamíferos, o prepúcio é uma dobra de pele (prega cutânea) e membrana mucosa de duas camadas retráctil que cobre a extremidade do pênis (a glande). Tem uma função protetora do frénulo e a glande do pênis, mantendo esses tecidos sexuais úmidos, lubrificados e protegidos da abrasão e ferimento.

5- O frênulo do pênis ou chamado de "freio" do pênis é uma prega de pele de forma triangular que localiza-se na porção inferior da glande e faz a ligação da pele do prepúcio à glande do pênis

6- É a denominação dada ao canal condutor da urina, que parte da bexiga e termina na superfície exterior do corpo, no pénis ou vulva. No homem, a uretra tem três regiões:

- A porção prostática - uretra prostática-, dentro desta glândula, é imediatamente após a saída do colo da bexiga (colo vesical). Aqui a uretra recebe do esperma dos canais deferentes, dúctulos prostáticos e vesículos seminais. Existe um utrículo (equivalente masculino doútero feminino), uma pequena invaginação sem função, nesta porção da uretra.

- Na porção membranosa, a uretra é rodeada pelo diafragma urogenital, com uma densa camada de músculo esquelético (ativado conscientemente) que constitui o esfíncter externo (voluntário) uretral. Lateralmente a essa porção estão as glândulas bulbouretrais (de Cowper), uma de cada lado.

- Na porção esponjosa, a mais longa, ela cursa pelo corpo esponjoso do pênis. Netsa porção existem glândulas produtoras de muco, que secretam lubrificante sexual. Também é na uretra esponjosa que se abrem os ductos das glândulas bulboretrais. A uretra na glande dilata-se formando a fossa navicular e termina no meato da glande do pênis.

7- É a parte sensível do órgão sexual masculino, situada na extremidade do pênis, terminada pela abertura da uretra. É uma expansão do corpo esponjoso presente no interior do pênis, ligada ao restante do órgão pelo frênulo e pela coroa. É recoberto pelo prepúcio em indivíduos não circuncidados

8- É o tecido esponjoso que envolve a uretra masculina no interior do pênis.

9- É considerado o principal órgão do aparelho sexual masculino, .No ser humano o seu formato é cilíndrico, tem dimensões que variam tipicamente entre os 10 a 18 centímetros no seu estado ereto, é formado por dois tipos de tecidos (dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso) e em sua extremidade observa-se uma fenda, que é a terminação da uretra, canal este que escoa o esperma e a urina. . É portanto um órgão que actua em duas funções: na reprodução e na excreção.




PÊNIS: O TAMANHO É IMPORTANTE?

Geralmente, o pênis atinge seu tamanho definitivo aos 16/17 anos de idade e 80% dos pênis eretos situam-se entre 11 e l6 cm, sendo 14 cm a medida mais comum. O pequeno tamanho do pênis em repouso não é relevante; é no estado ereto que ele exerce sua função. O prazer feminino independe do tamanho do pênis, mas sim de um conjunto de fatores que cerca o ato sexual: clima, desejo, grau de excitação e "habilidade" do parceiro. A maioria das vaginas tem uma profundidade entre 09 a 12 cm.

Portanto, a grande maioria dos pênis adequa-se a quase todas as vaginas. A insatisfação quanto ao tamanho do pênis é uma queixa comum no consultório do urologista. Na maior parte dos casos a insatisfação não deriva de uma queixa do parceiro, mas sim do desejo do paciente de possuir um pênis maior, seja por desconhecimento das medidas normais, seja por comparações errôneas com outros pênis, principalmente com os vistos em revistas ou filmes

eróticos, ou através de "vantagens" contadas por amigos. Porém o que observamos na prática é bem diferente. Cerca de 90% dos casos enquadram-se nas seguintes condições: 1-pênis de tamanho normal, adequado para sua função. 2-pênis de tamanho normal, adequado para sua função, "escondido" parcialmente pelo aumento da gordura pré-pubiana comum nos obesos. 3-pênis de tamanho normal, adequado para sua função, em um homem alto com pênis proporcionalmente pequeno. 4-pênis de tamanho normal, adequado para sua função, mas parcialmente encoberto por uma implantação anormal da bolsa escrotal. Como cada caso é único, em dúvida solicite a avaliação de um urologista. Mas atenção: Bombas de vácuo e aparelhos "esticadores" não possuem a simpatia da comunidade urológica e os "milagres" a eles atribuídos não têm comprovação científica. Não há estudos sobre as conseqüências do seu uso, portanto, é melhor não arriscar.


Nenhum comentário: